O direito à aposentadoria varia de acordo com o país em que você vive e o sistema de previdência social em vigor. Se você está no Brasil, por exemplo, o direito à aposentadoria depende de vários fatores, incluindo a idade, o tempo de contribuição e o tipo de aposentadoria para a qual você está se candidatando.

No Brasil, existem basicamente três tipos de aposentadoria:

  1. Aposentadoria por idade: Para ter direito a essa modalidade, é necessário ter pelo menos 65 anos de idade (homens) ou 60 anos de idade (mulheres) e ter contribuído para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) por um período mínimo de 15 anos.
  2. Aposentadoria por tempo de contribuição: Nesse caso, a idade não é um requisito. Você pode se aposentar após contribuir para o INSS por um determinado período, que varia dependendo do seu gênero e do momento em que você começou a contribuir. Por exemplo, em 2021, a aposentadoria por tempo de contribuição para mulheres requer 30 anos de contribuição, e para homens requer 35 anos.
  3. Aposentadoria por invalidez: Caso você esteja incapacitado para o trabalho de forma permanente, pode ter direito a essa aposentadoria, desde que tenha contribuído para o INSS por um período mínimo e cumprido os requisitos médicos.

Lembrando que as regras de aposentadoria podem mudar com o tempo devido a reformas previdenciárias, e é importante consultar o artigo 18 e 26, entre outros, da lei 8.213, que dispõe sobre aposentadoria e o INSS ou mesmo um profissional advogado para obter informações atualizadas e detalhadas sobre o seu caso específico.