Infelizmente, quando se advoga, é possível se deparar muito com a injustiça.

Atrás de defender o direito das pessoas está o advogado. No entanto, devido a muitas irregularidades em todas as áreas, o judiciário está sobrecarregado.

Hoje, com a reforma trabalhista, os processos estão tramitando de forma mais rápida.

No entanto, existem alguns processos que demoram muito e a culpa não é do seu advogado. Leia até o fim.

Encontrei em um site uma explicação sobre os números e colaciono aqui.

Acredito que quem elaborou fora um servidor público o qual darei crédito no final.

Vejam que interessante o motivo da demora para receber. No entanto, cabe ressaltar que a demora não deve ser um motivador para que você desista de correr atrás de seus direitos. Deve-se ajuizar a ação sem fazer expectativa de receber logo. Porém quando receber o devido será com juros de 1% ao mês e correção monetária. Veja… esse juros é maior que uma poupança.

Então, seguiremos com os motivos:

Motivo 1

Cada movimentação/andamento de qualquer processo em primeira instância não demora menos que 45 dias úteis (por uma razão simples o judiciário não funciona em dias não úteis– exceção plantão judiciário – e para durante as greves mas não é o tema e o foco):

Explicação: em dias úteis

I -Publicação para as partes (prazo com prazos de 5 a 15 dias)

II- Peticionamento das partes (entre o protocolo e chegada aos ofícios e cartórios 2 a 5 dias):

III- Após chegada ao cartório vai para Juntada da petição 15 dias úteis (devido ao grande volume de processos e pequeno número de funcionários)

IV – Juntou a petição vai para a Fila da Conclusão e envio para a Conclusão mínimo 15 dias úteis para Despacho do Juiz (em casos de despacho saneado ou de andamento)

V- Despacho feito – encaminhamento para a datilografia/imprensa para publicação ( envio para o diário oficial 7 dias úteis)

VI – Publicação no diário oficial – e retorno ao ciclo do item I.

Motivo 2

Tudo isso para uma única petição de um único processo. Por exercício mental tente fazer isso em um universo de mais de 50 mil processos por vara. Divida 50.000 / 22 dias úteis e terá o número de 2272,72 processos por dia por mês. Dívida 2272 processos pelos na melhor das hipóteses 15 servidores por vara/oficio/cartório (normalmente não passam de 8) e chegara a conclusão que teremos 152 processos por dia para cada servidor cuidar. Isso dividido por 8 horas de trabalho da 19 processos por hora, 60 minutos de uma hora divididos por 19 processos da hora dá 3,15 minutos por processo.

Motivo 3

É humanamente impossível uma pessoa /servidor cuidar de um processo a casa 3 minutos. Cabe aqui um homenagem aos servidores, tão mau pagos, e sobrecarregados de trabalho. Como disse há uma previsão de no mínimo 13 funcionários/ servidores para cada vara. Ocorre que 80% das varas não chegam a ter um efetivo de 8 servidores, eles tendo que trabalhar quase triplicado.

Motivo 4

Para você que insiste em pedir a cada 3 meses que o advogado peticione, ou vai você mesmo ver o processo e pedir informação no balcão, você pode estar atrasando o seu processo. Para cada petição desnecessária, ou cada vez que o cliente for a vara pedir informações do processo (e para ver o processo) adiciona-se 45 dias úteis. Pois o processo sai da onde ele estiver, e volta ao fim da fila.

Motivo 5

Se a conclusão do item IV for Se for redação de Sentença / sentenciar coloque no mínimo 45 dias úteis só para a sentença 60 dias úteis, pois o número de Juízes é bem menor que o número de servidores do judiciário. Traduzindo encontramos um dos gargalos do Funil do judiciário. Um dos outros será na execução.

Motivo 6

Duração do ano 365 dias (exceto bissextos) considerando o exposto nos motivos anteriores 365 dias, são 30 feriados municipais, estaduais e nacionais, 365-30 = 335, 52 finais de semana que são 104 dias igual 335-104 = 231 dias úteis (repetindo por uma razão simples o judiciário não funciona em dias não úteis – exceção plantão judiciário – mas não é o tema e o foco).

Motivo 7

Esses 231 dias úteis, são os dias úteis brutos, sem considerar greves – férias dos juízes e dos servidores (pois perder um único membro da equipe atrasa o trabalho). Donde se conclui que 231 dias úteis possíveis em um ano / 45 dias para um único andamento teremos a incrível marca de 5,13 andamentos por ano.

Motivo 8

Os 5,13 andamentos por ano / por processo – seriam só de movimentação no cartório/oficio da vara – Para partes devidamente citadas/ localizadas e com advogados constituído. Não consideram o dia da audiência, os prazos das audiências (realização de nova audiência que pode ter pauta disponível apenas para 6 meses depois), a realização de oitiva da de testemunhas por carta precatória.

Motivo 9

Caso sejam necessárias realização de pericias diretas ou indiretas (Contando a indicação dos quesitos da perícia; a designação da perícia; a realização da perícia; a confecção do laudo; a apresentação; a publicação para a manifestação e a manifestação sem impugnação (o que é quase impossível) –e seguindo os prazos já elencado

Motivo 10

Se houver a presença de ente público; fazenda pública; menor de idade / incapaz representados pelo ministério público; ou a necessidade da presença do ministério público, pelas prerrogativas processuais do quádruplo o prazo para contestar e dobro para recorrer. Fazendo com que a referida ação dure de 3 a 4 vezes mais que as que não tenham partes públicas ou representadas pelo ministério público.

Por esses 10 Motivos, em 85% das ações de qualquer natureza, a duração mínima de um processo é de 24 meses úteis (sendo essa previsão muito maior se houver necessidade de pericias médicas ou técnicas). Mas nos outros 15% temos as extinções sem julgamento do mérito; os conflitos de competência; e os acordos em primeira audiência.

Conclusão

Mudar de advogado (a) não adianta. Acompanhe seu processo pelo site ou questione seu advogado quando estiver muito curioso porém saiba que trata-se de vários fatores a demora.

E não desista por isso dos seus direitos afinal, quando você receber, receberá com juros maior do que a poupança e correção monetária.

Fonte: https://angelotto.jusbrasil.com.br/artigos/234208262/processo-trabalhista-lento-10-motivos-que-atrasam-seu-processo-e-voce-pode-ser-o-maior-deles?ref=news

“A paciência é amarga, mas seu fruto é doce.” Rousseau